Ir para conteúdo
Flora e Fauna

A proximidade ao oceano Atlântico, as características geológicas e a sua elevada altitude fazem com que a Serra de Monchique tenha um microclima onde se desenvolvem espécies vegetais que não se encontram noutras zonas do Algarve (Carvalho-cerquinho (Quercus faginea), loureiro (Laurus nobilis), o amieiro negro (Frangula alnus subsp. baetica), o aderno (Phillyrea latifolia) e a faia-das-ilhas (Myrica faya),  rododendros (Rhododendron ponticum),  Campanula primulifolia.

Ao longo das margens das suas linhas de água ainda ocorrem várias espécies ripícolas, ou seja, árvores que têm capacidade para viver dentro de água, como os amieiros, os freixos e os salgueiros.

Toda esta diversidade originou habitats específicos para espécies de fauna e flora, tornando a Serra de Monchique num verdadeiro “laboratório vivo”. Aqui nascem espécies vegetais quase únicas no mundo, como uma subespécie do rododendro conhecida como adelfeira, uma relíquia da floresta Laurissilva que ali outrora existiu e cuja flor lilás embeleza o verde da serra na primavera.

Além da adelfeira, há ainda o azevinho, o medronheiro - arbusto de cujo fruto se produz o famoso medronho -, o rododendro e diversos tipos de giestastojos e urzes, que dominam a exuberante mancha vegetal. Os carvalhos, castanheiros e os sobreiros, que outrora existiam em abundância, estão a dar lugar à rentabilidade dos pinheiros e dos eucaliptos.

A Serra de Monchique alberga também o carvalho-de-monchique, uma espécie rara e ameaçada que em Portugal que só ocorre neste local. Esta árvore, que cresce rapidamente e procura estar próxima do clima marítimo, pode viver mais de 300 anos fazendo parte dos bosques-relíquia que remontam ao Mioceno (ou seja, de há entre 23 e 5 milhões de anos). 

No que respeita à fauna, as condições singulares desta serra tornaram-na o habitat privilegiado de várias espécies de mamíferos, répteis e aves. Ameaçado de extinção, o lince-ibérico já percorreu estes montes e vales, havendo esperança que aqui possa ser reintroduzido, no futuro.

Outras espécies protegidas existentes na Serra de Monchique são a lontra, o rato de cabrera, o lagarto de água, o cágado, a boga portuguesa, a águia de bonelli - que tem nesta serra onde um dos núcleos populacionais mais importantes do país, mas difícil de observar devido aos seus hábitos discretos, e a águia-cobreira.

image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg