Ir para conteúdo
Árvores Centenárias

Na Serra de Monchique existe um valioso património de árvores monumentais, algumas com mais de 200 anos e classificadas como sendo de interesse público.

 

No Barranco dos Pisões, a cerca de três quilómetros a norte da vila de Monchique, existe um plátano-vulgar (Platanus hybrida Brot.) de grande porte que ultrapassa os 35 metros de altura. Este plátano, aproveitado como ornamento do parque de merendas ali instalado, foi classificado como sendo de interesse público em 1947. Também no Barranco dos Pisões é possível encontrar um sobreiro (Quercus suber) com mais de 200 anos, igualmente classificado durante o Estado Novo.

Na Quinta do Viador, na vila, existem dois exemplares de araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla) com uma idade estimada superior a 150 anos, uma com 40 outra com 34 metros de altura. Esta árvore de grande porte, muito resistente ao vento e salinidade, é originária da pequena ilha de Norfolk, na Austrália.

Em Monchique, existem, ainda, pelo menos, dois exemplares centenários de carvalho-de-monchique (Quercus canariensis) uma espécie cuja distribuição é muito reduzida, ocorrendo sobretudo através de árvores isoladas. Um destes exemplares, com 150 anos, está situado na Estrada Nacional 267, em Alferce, ao quilómetro 32,82. No Pomar Velho existe outro exemplar, com mais de 200 anos. A Serra de Monchique constitui o único local onde esta espécie ocorre no país.

Descubra no link a Rota das Árvores Monumentais e explore por si mesmo as Árvores Centenárias de Monchique.