Ir para conteúdo
PR5 MCQ - Percurso Pedestre das Cascatas

Percurso circular de 16,6 km. Partindo da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, o trilho passa por cascatas, bosques e exemplares da flora única da serra de Monchique.


O percurso tem início na Fóia, o topo do Algarve. Daqui segue para Este, pela estrada asfaltada, e desvia depois para a esquerda, descendo pelo caminho antigo para a Fóia em direção à cascata do Penedo do Buraco, por entre castanheiros.

Caminha-se um pouco pela estrada e, ao cimo, segue-se pelo caminho à direita, passando pelo Barranco do Preto e Cimalhadas, com uma bonita vista panorâmica para Norte.

Alcança-se de novo a estrada, junto à Cruz da Fóia, com vista para o Penedo do Buraco, e toma-se um caminho de terra batida à direita, descendo em direção à cascata do Chilrão. Local para descanso, pois a seguir o percurso sobe em direção à cascata de Barbelote e à pequena povoação que lhe dá nome.

Atravessam-se socalcos antigos onde ainda se pratica a pastorícia e chega-se de novo, pelo mesmo caminho que se percorreu anteriormente, ao Penedo do Buraco, onde encontra também a GR13 – Via Algarviana. Segue-se por um trilho estreito junto à barragem e sobe-se até à Fóia, ao ponto inicial deste percurso. 

 


 

LOCALIZAÇÃO
Algarve, concelho de Monchique, freguesia de Monchique
ACESSOS (DE CARRO)
Pela EN 125, seguir pela EN 266 até Monchique. Seguir depois em direção à Fóia pela EN 266-3
PONTO DE PARTIDA
TIPO DE PERCURSO
Circular
GRAU DE DIFICULDADE
Difícil
ALTITUDE MÍNIMA
442 m (Ribeira do Chilrão, EN106-7)
ALTITUDE MÁXIMA
897 m (Ponto inicial)
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA
No início e no final
MERCEARIAS LOCAIS
Não
EXTENSÃO
16,60 km
DURAÇÃO
5 h (aprox.)
SUBIDA ACUMULADA
709 m
DESCIDA ACUMULADA
717 m
 
Mais informações aqui.
Faça download do Folheto Informativo com Mapa, disponível abaixo na página. 
pdf Folheto Informativo com Mapa
gpx Track GPX PR5 MCQ – Cascatas
kml Track KML PR5 MCQ – Cascatas