
Percurso circular de 6,8 km que parte da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, com vistas até ao mar. Atravessa uma zona com adelfeiras, espécie endémica da serra de Monchique, e encostas em socalcos.
O percurso tem início na Fóia, o ponto mais alto do Algarve (902m). Segue pela estrada asfaltada; depois, no cruzamento continua em frente e começará a descer em direção à EN 266. A descida é rodeada por paisagens de rosmaninho (Lavandula luisera), urzes (Erica spp), esteva (Cistus ladanifer) e a famosa adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum), que é facilmente identificada na época de floração.
Aproveite a soberba vista: consegue ver até ao litoral do Algarve! O final da descida é feito por uma estrada de calçada. Siga com muito cuidado e cumprindo as normas de segurança enquanto caminha na EN 266, pois a circulação automóvel é constante. Aqui poderá fazer uma pausa para reabastecimento de forma a preparar-se para o regresso.
Depois o percurso vira à esquerda, deixando o asfalto, e a caminhada faz-se agora por caminho de terra batida. Desfrute da natureza verdejante e do ar puro. Vai passar por vários socalcos onde ainda se pratica o pastoreio. Depois, encontra-se com a GR13 – Via Algarviana quase até ao topo da Fóia. Em dias de céu limpo, aproveite para contemplar a vista sobre todo o Algarve e até parte do Alentejo.