
Trilho circular de 10,3 km nos arredores de Monchique. Os bosques densos e frescos, os velhos moinhos, as árvores monumentais e a ribeira marcam o percurso, que inicia na vila.
O percurso começa no centro da vila de Monchique, no Largo dos Chorões. Siga as indicações em direção à Galeria de Santo António. Suba as escadinhas da Travessa do Revez e siga pela Câmara Municipal em direção ao Peso, passando por Mata-Porcas.
Aqui entra na vegetação densa, avistando um moinho de vento antigo, já sem uso. Se olhar em direção a nordeste avista outro moinho de vento. Continue a descer até ao Barranco dos Pisões, atravessando a Ribeira de Seixe, onde poderá visitar o Moinho do Poucochinho e um plátano centenário, classificado como árvore monumental.
De volta em direção ao centro de Monchique, suba pela serra desfrutando do clima natural e muito fresco. Siga sempre a estrada de asfalto e desça até encontrar um grande povoamento de castanheiros.
Chegando ao sítio da Portela das Eiras, siga as indicações em direção ao Convento de Nossa Senhora do Desterro, onde pode parar e contemplar a maravilhosa vista para o centro da vila. Desça de regresso ao ponto inicial, onde encontra ainda alguns fontanários e um moinho de água sem utilização, na zona do Pomar Velho. Termine o percurso no centro da vila.