Ir para conteúdo
PR6 MCQ - Marmelete

Percurso circular de 8,4 km em Marmelete. Um trilho que corre a paisagem serrana e a vila, sem esquecer a gastronomia (enchidos, mel e doces, aguardente de medronho).

O percurso começa perto da Igreja de Marmelete e segue pela Rua Francisco Furtado, partilhando esta primeira parte do caminho com a GR13 – Via Algarviana e a Ligação 5 – Marmelete a Aljezur. Mais à frente desvia para a direita, divergindo da GR13, em direção à EM 267 e ao Centro de Acolhimento de Marmelete.

Atravessando a estrada, no outro lado vai-se por um passeio em calçada entre pequenas hortas, chegando à Capela de Santo António. Toma-se agora o caminho da esquerda, passando por entre sobreiros que mostram que a cortiça ainda é um rendimento local.

Atravessa-se o Monte de Santo António e o Covão, passando por castanheiros, e caminha-se ao lado do Barranco do Passil, observando a vegetação ripícola verdejante.

Sobe-se depois entre um eucaliptal em direção ao Miradouro dos Picos, onde vale a pena uma paragem para desfrutar da vista panorâmica sobre o litoral. Desce-se finalmente em direção a Marmelete, ao ponto inicial.

LOCALIZAÇÃO
Algarve, concelho de Monchique, freguesia de Marmelete
ACESSOS (DE CARRO)
Pela EN 125, seguir pela EN 266 em direção a Monchique. Seguir depois em direção a Marmelete pela EM 267
PONTO DE PARTIDA
TIPO DE PERCURSO
Circular
GRAU DE DIFICULDADE
Algo difícil
ALTITUDE MÍNIMA
354 m (Barranco do Passil)
ALTITUDE MÁXIMA
565 m (Miradouro dos Picos)
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA
DESCIDA ACUMULADA
339 m

Mais informações aqui
Faça download do Folheto Informativo com Mapa, disponível abaixo na página.