Ir para conteúdo
PR2 MCQ - Caminho das Caldas - Picota

Trilho circular de 18 km, partindo das Caldas de Monchique. Um mergulho na paisagem fresca e verdejante da serra, com passagem pelo alto da Picota.


O percurso começa no parque de estacionamento ao pé da Capela das Caldas. Sugerimos que suba até à capela e aprecie a frescura que vem das águas da Ribeira do Lageado.

Continue a subida e atravesse a estrada EN 266 com cuidado, seguindo em direção ao Mirante da Mata. Aí poderá fazer um pequeno desvio para desfrutar da excecional vista panorâmica. De volta ao percurso, siga pela estrada de asfalto até ter de virar para um caminho de terra batida, à esquerda. Continue sempre a subir até encontrar uma outra estrada pavimentada que percorre a vertente sul da Picota; nesse local, vire à direita.

Siga em frente até à próxima indicação para virar à esquerda. Agora, é sempre a subir até ao cimo da serra - mas não deixe de fazer uma pausa para ver as admiráveis paisagens naturais. Chegando ao topo da serra, se quiser um pouco mais de aventura pode fazer um desvio à direita e subir até ao posto de vigia, no alto da Picota.

A partir deste ponto irá intercetar a GR13 – Via Algarviana. Siga sempre em frente, já a descer, pela estrada de terra. Nesta descida tranquila aprecie a escadaria de socalcos cultivados - talvez se cruze com famílias de agricultores a trabalhar nos campos. Continue a descer mais um pouco, até encontrar a indicação para a esquerda e começar de novo a subir ligeiramente, quase no sítio do Pé da Cruz.

Entretanto, passará por alguns campos onde ainda se pratica a agricultura de subsistência. Agora, sim, desça em direção ao sítio do Pé da Cruz. Aí pode reabastecer e retomar as forças para a fase final deste percurso.

Prepare-se para um pequeno esforço: vai subir até chegar ao sítio do Covão d’Águia. Vire à direita por um caminho de terra e suba mais um pouco. Após cruzar este local, já deve ter iniciado uma pequena descida que o levará de volta às Caldas de Monchique. Continue a descer por um caminho estreito e sinuoso até alcançar a estrada de alcatrão, no sítio da Palmeira, onde deve virar à direita. Atravesse de novo a EN 266 em direção ao Cortês. Siga em frente e vire à esquerda na descida seguinte. Continue até passar uma ponte.

Depois, terá de enfrentar a penúltima subida até às Caldas de Monchique. No cruzamento seguinte vire à esquerda. Continue pela estrada de terra batida e faça a última descida até chegar à Ribeira das Caldas. Percorra a ponte e suba até à fábrica de engarrafamento da Água de Monchique. Passe pelo Hotel Termal, pela zona central das Caldas de Monchique e estará de regresso ao parque de estacionamento.

 


 

LOCALIZAÇÃO
Algarve, concelho de Monchique, freguesia de Monchique
ACESSOS (DE CARRO)
Pela EN 125, seguir pela EN 266 até às Caldas de Monchique
PONTO DE PARTIDA
TIPO DE PERCURSO
Circular
GRAU DE DIFICULDADE
Difícil
ALTITUDE MÍNIMA
132 m (Ribeira do Banho)
ALTITUDE MÁXIMA
702 m (Cruzamento da Picota)
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA
Sim
MERCEARIAS LOCAIS
Sim
EXTENSÃO
18 km
DURAÇÃO
5 h (aprox.)
SUBIDA ACUMULADA
1323 m
DESCIDA ACUMULADA
623 m
 
Mais informações aqui
Faça download do Folheto Informativo com Mapa, disponível abaixo na página. 
pdf Folheto Informativo com Mapa
gpx Track GPX PR 2 MCQ – Caminho das Caldas
kml Track KML PR 2 MCQ – Caminho das Caldas