Ir para conteúdo
Rota das Árvores Monumentais

Surpreenda-se com as imponentes árvores que encontrará ao longo dos 3 trilhos desta Rota. Delicie-se com as histórias e curiosidades que envolvem cada uma delas.


Serra de Monchique, incluída na Rede Natura 2000, é um território mediterrânico de forte influência atlântica e com intensa precipitação. São as características climáticas, particularmente as da parte superior da serra, onde a precipitação anual supera o dobro do verificado em boa parte do Algarve, as indutoras da originalidade da sua flora, face à restante vegetação da região.

Devido a estas condições climáticas e a uma diversidade litológica, estas superfícies serranas são extremamente ricas do ponto de vista botânico.

É neste enquadramento natural de grande riqueza biológica e paisagística, que se encontram as árvores monumentais que compõem este roteiro. Algumas situam-se em ambiente agrícola ou florestal e outras em ambiente urbano, ladeando estradas ou em jardins público e privados.

A Rota das Árvores Monumentais é composta por três circuitos: Circuito da Vila (6,30 km); Circuito da Fóia (17 km) e Circuito da Picota (27 km). Todos eles têm início no Largo de São Sebastião, no Posto de Turismo da Vila, por aqui existir estacionamento gratuito para o carro e se situar perto da paragem de autocarro de Portimão, Alferce e Marmelete.

 


 

LOCALIZAÇÃO
Concelho de Monchique
PONTO DE PARTIDA
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA
Sim
MERCEARIAS LOCAIS
Sim
 
Saiba mais informações aqui
Faça download do guia com os mapas desta rota, disponível abaixo na página. 

 

pdf Guia Rota das Árvores Monumentais