
Surpreenda-se com as imponentes árvores que encontrará ao longo dos 3 trilhos desta Rota. Delicie-se com as histórias e curiosidades que envolvem cada uma delas.
A Serra de Monchique, incluída na Rede Natura 2000, é um território mediterrânico de forte influência atlântica e com intensa precipitação. São as características climáticas, particularmente as da parte superior da serra, onde a precipitação anual supera o dobro do verificado em boa parte do Algarve, as indutoras da originalidade da sua flora, face à restante vegetação da região.
Devido a estas condições climáticas e a uma diversidade litológica, estas superfícies serranas são extremamente ricas do ponto de vista botânico.
É neste enquadramento natural de grande riqueza biológica e paisagística, que se encontram as árvores monumentais que compõem este roteiro. Algumas situam-se em ambiente agrícola ou florestal e outras em ambiente urbano, ladeando estradas ou em jardins público e privados.
A Rota das Árvores Monumentais é composta por três circuitos: Circuito da Vila (6,30 km); Circuito da Fóia (17 km) e Circuito da Picota (27 km). Todos eles têm início no Largo de São Sebastião, no Posto de Turismo da Vila, por aqui existir estacionamento gratuito para o carro e se situar perto da paragem de autocarro de Portimão, Alferce e Marmelete.