Ir para conteúdo
Caldas de Monchique

A água de Monchique é procurada pelas suas propriedades terapêuticas desde, o tempo dos romanos, que lhe chamavam “água sagrada” e a usavam para curar o cansaço do corpo e da alma.

 

Situada num vale da Serra de Monchique, a 250 metros acima do nível das águas do mar, a estância termal das Caldas de Monchique é uma das pérolas mais bem guardadas deste território de ar puro e tranquilidade. As águas mineromedicinais das Caldas de Monchique, emergem do interior da terra com uma temperatura natural que ronda os 32 graus celsius. Vários achados arqueológicos apontam para a importância destas águas desde, pelo menos, o período romano, época em que terá sido construído o primeiro complexo termal neste local, destacando-se o achado de uma ara votiva com uma inscrição em latim dedicada às “Águas Sagradas”. Em 1495, no seu último ano de vida, Dom João II banhou-se nestas águas, vindo a falecer, mais tarde, em Alvôr, no concelho vizinho de Portimão.

Com um ph de 9,5, a água de Monchique é a mais alcalina de Portugal. Rica em bicarbonato, sódio e flúor, é indicada para males das vias respiratórias, como asma, bronquite, alergias, rinite ou sinusite, e também afeções músculo esqueléticas, como tendinite, artrite, artrose, espondilite ou espondilose, entre outros. A água de Monchique tem também benefícios ao nível do retardamento do envelhecimento e prevenção da osteoporose.

A Villa Termal das Caldas de Monchique é a única estância termal do Algarve, oferecendo um leque de tratamentos que vai desde os duches de jato e de vichy às massagens, hidromassagens e aplicação de lamas.

O spa possui também um circuito de relaxamento termal com uma piscina interior de hidromassagem aquecida, sauna e banho turco.

Descubra as águas termais disponíveis aqui.