Ir para conteúdo
Parques de Merendas

Em Monchique existem vários parques de merendas onde se pode fazer piqueniques ou apenas desfrutar de sombra fresca num dia quente.


O Parque de Merendas do Barranco dos Pisões, no vale da ribeira de Seixe, é um espaço verde por onde passa uma ribeira de águas límpidas. É o local ideal para fazer um piquenique à sombra de um plátano com cerca de 150 anos, classificado como árvore de interesse público. A designação “pisões” refere-se aos indivíduos a quem as tecedeiras entregavam os tecidos para que lhes retirassem a gordura e lhes dessem consistência. A denominação da atividade provém do facto de trabalharem com o pisão, ou seja, uma máquina que “pisa” os tecidos. Aqui, existe também o Moinho do Poucochinho, um moinho de água recentemente recuperado pela Junta de Freguesia de Monchique e cujo nome se deve ao antigo proprietário. Enquanto esteve ativo, este moinho contribuiu significativamente para alimentar quem ali recorria para moer os cereais.

Junto à entrada de Alferce existe o Parque de Merendas Largo da Horta e na saída de Monchique em direção a Marmelete encontram-se ainda outros dois parques. O Parque de Merendas da Santinha, antes da localidade de Marmelete, do lado esquerdo e o Parque de Merendas do Barranco da Cruz, junto à Estrada Nacional 267 em direção a Aljezur.

No centro da pequena localidade das Caldas de Monchique situa-se o Parque de Merendas das Caldas de Monchique, conhecido pela sua Fonte dos Amores.  

Descubra os vários parques de merendas aqui

image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg