
Para obter vistas panorâmicas da beleza deste território único, existem vários miradouros ao longo da Serra de Monchique.
O Miradouro da Foia, com 902 metros de altitude, é o ponto mais alto do Algarve. Em dias de céu limpo, a vista alonga-se desde o Cabo de São Vicente até à Serra da Arrábida, por um lado, e para outro, até Faro. O percurso de oito quilómetros que liga Monchique à Foia oferece vistas magníficas sobre Portimão, a ria de Alvor e boa parte do Algarve.
O Miradouro da Picota, na direção oposta à Foia, é o segundo ponto mais alto da Serra de Monchique, com 774 metros de altitude. Daqui também se avista uma magnífica paisagem, embora mais escarpada, sendo possível apreciar uma vasta extensão do litoral algarvio e do mar.
Já do Miradouro da Fonte Santa, exposto a Sul, é possível observar toda a costa do barlavento algarvio.
O Miradouro das Caldas, situado perto da entrada das Caldas de Monchique, é um bom ponto de partida para a exploração da vertente sul da Picota. A vista abrange as Caldas de Monchique e ainda se observa parte do caminho histórico do Barranco do Banho, zona de interesse arqueológico.
A poucos quilómetros de Monchique, na freguesia de Alferce, uma antiga povoação com origem anterior ao século XIII, encontram-se vários miradouros, designadamente, o Miradouro das Barreiras Brancas, o Miradouro do Monte Velho, o Miradouro do Barranco do Demo, o Miradouro da Altura da Choça e o Miradouro da Altura da Benafátima.
A oeste de Monchique, na freguesia de Marmelete, fica o Miradouro dos Picos, situado no ponto mais alto de Marmelete, o Cerro dos Picos, de onde se tem uma magnífica vista sobre a aldeia de Marmelete e a costa algarvia.
Localizado no centro de Monchique, no Parque São Sebastião, encontra-se o Miradouro de São Sebastião, de onde é possível avistar o casario caiado de branco característico da vila, as torres das igrejas e o antigo convento.