Ir para conteúdo
Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce

Alferce é uma povoação muito antiga cujo nome deverá estar associado à palavra "al-faris", que significa cavaleiro, o que indica que poderá ter sido uma terra de cavaleiros. A sul da aldeia encontra-se um povoado fortificado, que ocupa uma elevação rochosa com 487 metros de altitude máxima, em cujo topo se encontra o vulgarmente chamado Castelo de Alferce. Trata-se de uma fortificação islâmica enquadrável na época omíada, provavelmente construída no século X, que terá desempenhado uma importante função geoestratégica, correspondendo a um dos castelos muçulmanos mais antigos em território nacional.

Além da fortificação que coroa o Cerro do Castelo de Alferce, que inclui várias torres defensivas adossadas às muralhas e uma cisterna no seu interior, existem mais dois recintos fortificados neste sítio arqueológico. O segundo recinto envolve parcialmente o designado Castelo de Alferce e, embora também se enquadre na época omíada, será mais antigo, provavelmente tendo sido edificado no século IX. O terceiro recinto abrange os outros dois, rodeia todo o cerro e define uma área intramuros alongada com aproximadamente 9 hectares.                   

Este sítio arqueológico corresponde a um povoado fortificado de grandes dimensões e com funções militares que, entre os séculos IX-XI d.C., seria o centro de um território militar e de uma microrregião. Estabelecido numa zona rural e de difícil acesso, este castelo omíada com povoação associada teria um papel preponderante no controlo deste território serrano e das respetivas vias de comunicação, bem como exerceria domínio sobre a exploração dos recursos económicos da região.

As evidências mais antigas detetadas no topo deste cerro remontam à Pré-história Recente e indicam que este local também foi ocupado no III e no II milénios a.C., ou seja, nos períodos designados por Calcolítico e Idade do Bronze.

Desde 2013 que este sítio arqueológico está legalmente protegido, tendo sido classificado como Sítio de Interesse Público.