Ir para conteúdo
Cerro do Castelo da Nave

Situado a sul da localidade da Nave, o designado Castelo da Nave está localizado no topo de uma elevação que se destaca na paisagem e que apresenta boas condições de defesa. Identificado na década de 1940, este sítio arqueológico tem sido afetado pela plantação de eucaliptos, encontrando-se em processo progressivo de destruição desde 1993.

Neste local foram detetados vestígios de uma fortificação islâmica enquadrável na época almorávida (séculos XI-XII d.C.). O sítio arqueológico do Cerro do Castelo da Nave corresponderá a um assentamento rural islâmico constituído por uma pequena fortificação no ponto mais elevado e uma zona residencial na parte mais baixa.

Face à sua localização e a amplitude de visão que se obtém do seu topo, seria certamente um importante posto de vigia e de defesa que controlaria o corredor natural sul que permite a travessia da Serra de Monchique. Assim sendo, de acordo com os estudiosos, é provável que esta fortificação corresponda ao castellum de Munchite mencionado na sequência da conquista de Silves, em 1189.