
O concelho de Monchique é caracterizado por uma grande diversidade de atividades que perduraram no tempo e que se continuam a desenvolver em moldes tradicionais.
Esses saberes, passados de geração em geração, refletem o modo de viver e de sentir da população e constituem um fator importante da identidade desta localidade.
“Mort porc”
Os hábitos alimentares são o retrato económico-social das populações, mas são igualmente quadros de conduta e de identificação cultural. A “Matança do Porco” é o costume que marca os meses de Inverno da nossa serra e constitui uma importante manifestação e celebração da união e reunião familiares. De facto, esta tradição, reveladora acima de tudo dos processos antigos de abate, corte e conservação, bem como, do saber adquirido ao longo dos tempos, que passa de geração para geração, desempenha uma função social relevante nas comunidades rurais, onde se apela à participação e ao trabalho coletivo.
Produção de Enchidos
É desta tradição que derivam os famosos enchidos tradicionais de Monchique, como as farinheiras as morcelas, as chouriças e os “molhos”, sem esquecer o presunto.
Hoje em dia já existem fábricas de enchidos que se encontram legalizadas e a produzir ao longo de todo o ano.
Os restaurantes locais oferecem igualmente inúmeras propostas gastronómicas para saborear estes produtos tão emblemáticos da gastronomia da região. Ao conhecer e provar destes pratos típicos está igualmente a conhecer uma tradição.
Comida de conforto, pratos rústicos e substanciais são as propostas dos restaurantes locais que reúnem ingredientes locais como estes enchidos tradicionais e que resultam em sabores simples e arrebatadores.
Medronho
Fruto a partir do qual se produz a aguardente de medronho. Os medronheiros crescem principalmente nas vertentes voltadas a norte das serras, por serem as mais húmidas. O seu fruto, uma drupa de forma esférica e cor vermelha quando madura, é colhida no Outono e dá origem ao famoso medronho de Monchique.
A "Estila"
Fabrico da aguardente de medronho.
Fermentado por meio de enzimas naturais é, em seguida, vagarosamente destilado em alambiques de cobre, uma tarefa que muitas vezes se prolonga por dias e noites. A aguardente tem um sabor próprio, muito apreciado pelos conhecedores e, quando envelhecida em cascos de carvalho, torna-se macia ao paladar.
- Roteiro das Destilas do Medronho Monchique 2012